Minha lista de blogs

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Ter ciúme é saudável para a relação?

Ter ciúme é saudável para a relação?
Insegurança e baixa autoestima podem causar um sentimento exagerado


publicado em 08/01/2017 às 00:05.

Por Débora Vieira / Foto: Fotolia



Em todo tipo de relacionamento, seja entre familiares, seja entre amigos ou cônjuges, é normal se preocupar com o outro. Contudo, se não houver um equilíbrio, essa preocupação pode evoluir para um comportamento controlador e ciumento. Na vida amorosa, o ciúme não é algo grave, mas em excesso se torna perigoso.

Para Andrea Lorena Stravogiannis, psicóloga e coordenadora do Programa de Tratamento de Amor e Ciúme Patológico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, ciúme é um sentimento universal e todos, em algum momento, o sentiram ou sentirão. “O ciúme considerado normal tem como função proteger e cuidar do relacionamento ou do objeto amado. Geralmente é acionado quando a pessoa sente que vai perder tal relacionamento”, destaca.

Ela explica que o ciúme tem origem na infância e os pais precisam ajudar os filhos a manterem apenas o ciúme saudável, aquele que tem a ver com zelo. “O ideal seria que a criança aprendesse a lidar com as perdas e frustrações desde cedo, percebendo que a mãe/cuidadora não é só sua, e aprendesse a dividir tanto coisas quanto pessoas”, aconselha.

Na fase adulta, o ciúme faz bem ao relacionamento quando o companheiro se sente amado e seguro. “No dito ciúme bom, ou seja, normal, quando acontece uma situação provocadora de ciúme, aquele que sente ciúme transmite isso de forma que o parceiro consiga escutá-lo e depois ambos decidem o que pode ou não ser feito”, pondera.

Bom ou ruim?

O ciúme descontrolado pode ser gerado por insegurança, baixa autoestima, ansiedade excessiva e sentimentos de rejeição, que provocam possessividade e insegurança. “No ciúme ruim, considerado patológico ou excessivo, o ciumento perde o controle. Qualquer situação ou gesto é interpretado como uma ameaça ao relacionamento, como, por exemplo, um aperto de mão, um abraço mais demorado, uma mensagem no celular”, diz a especialista.

O indivíduo muito ciumento parece um detetive e alimenta “pensamentos constantes acerca da infidelidade do parceiro e adota comportamentos de segurança: vasculha os pertences do parceiro ou parceira, investiga conversas nas redes sociais e segue o parceiro”, completa a psicóloga.

De acordo com Andrea, o primeiro passo para mudar é reconhecer que há um problema. Depois de se conscientizar, o ideal é buscar ajuda.

Aos parceiros

A dica para quem tem sido vítima do parceiro ciumento é ajudá-lo. É preciso explicar de forma cuidadosa e não agressiva que você deseja ajudá-lo, mas que ele precisa confiar em seu amor e se valorizar, pois você já o valoriza.

Para saber mais sobre como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois. 


Mulheres voluntárias oferecem um almoço próximo do Templo de Salomão para as famílias dos jovens da Fundação CASA.



Neste último domingo famílias inteiras foram restauradas pelo poder de Deus, aonde a sociedade nem imagina, os nossos governantes nem sonham em estar, é ali que acontece milagres de transformação,a UNIVERSAL  não olha dificuldades mais vê nas dificuldades oportunidades para fazer a diferenças, e foi pensando nisso que o Pastor Geraldo Vilhena Responsável pelo trabalho realizado nas unidades da Fundação Casa , teve está ideia de trazer as famílias dos adolescentes para dar não só o alimento físico mais sim o Espiritual que é o mais importante . 

Com muito amor e carinho cada voluntário da UNIVERSAL prepara o seu prato especial para oferecer este almoço especial e deliciosos as famílias dos jovens internos da Fundação casa.
O evento teve inicio com as canções e louvores da primeira tecladista da Igreja Universal Cristina Miranda ,

logo em seguida o Pastor Geraldo Vilhena deu uma palavra de fé leu a passagem registrada na bíblia Eclesiastes 3 ,tudo tem seu tempo ,tudo que se faz debaixo do céu tem sua hora.O tempo de nascer e tempo de morrer,tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar,e tempo de curar, tempo de destruir e tempo de edificar;tempo de chorar,e tempo de sorrir,tempo de prantear e tempo de dançar;tempo de espalhar pedras;e tempo ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de deixar de abraçar,tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de descartar; tempo de rasgar e tempo de costurar;tempo de calar e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer;tempo de guerra e tempo de paz,e explicou que tudo tem seu tempo e que neste momento    o tempo dos senhores é de chorar mas que  vai ter o tempo de sorrir  e que o maior problema do jovens é espiritual e que hoje é o tempo de buscar a Deus para que Deus enxugue  todas as lagrimas e que possa dar o tempo de sorrir e uma vida feliz.
Amauri ex-traficante fala da sua trajetória no mundo do crime,
o voluntário Everaldo da cidade de Campinas também relatou o seu testemunho fala de suas experiências no mundo do crime e drogas e como a sua vida mudou quando entregou a sua vida para o Senhor Jesus,

em seguida o Pastor Geraldo Vilhena   junto com os voluntários  realizam a oração da fé  para arrancar o mal de todas as famílias 







depois foram distribuído a rosa dos milagres e o convite para sexta feira no Templo de Salomão para o Desmanche Espiritual para todas as famílias presentes.

Na seqüência  o  Teatro UNIVERSAL na Fundação Casa apresentou uma peça o Leilão de uma Alma, no final da peça  o teatro cantou louvores para louvar e adorar o Senhor Jesus. 





















Depois começou o almoço para todas as famílias, também foi servido sorvetes, foram doado roupas e sapatos para todas as famílias finalizando o evento .




Que o Senhor Jesus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário